Americanas inaugura loja física sem funcionários

Sabe aquelas máquinas onde você coloca dinheiro e escolhe um produto pelo número? Elas cresceram e evoluíram. A Americanas inaugura hoje (23) no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, uma loja física que não tem funcionários.

100% autônoma e com muita tecnologia

O espaço tem 35 metros quadrados, é todo monitorado por câmeras, tem rede de Wi-Fi próprio e cerca de 250 itens à venda. Batizada de Ame Go, nome do aplicativo da Americanas, a loja levou dois anos para sair do papel.

Loja Ame Go
Crédito reprodução: Americanas

“Nesses dois últimos anos, ajustamos o software para o padrão brasileiro, já que o consumidor tem uma estatura menor que o americano. Além disso, também foram ajustados os próprios produtos vendidos no país, já que uma lata de refrigerante é diferente da que é vendida nos EUA”, contou João Guerra, diretor de TI da Americanas, em entrevista ao jornal O Globo.

Como vai funcionar

O consumidor entra na loja ao liberar o acesso com o aplicativo Ame em uma catraca. Durante as compras, as câmeras reconhecem a biometria corporal do cliente e identificam quando os produtos são retirados da gôndola. Os produtos são adicionados ao carrinho de compras do app instantaneamente, da mesma forma são retirados quando o cliente desiste de levar aquele item e o devolve a gôndola.

Ao final, o valor das compras é debitado na carteira digital do aplicativo, logo após a saída do cliente da loja, sem a necessidade de escanear códigos de barra.

Mais lojas no futuro

A intenção, a princípio, é levar esse modelo de loja a mais aeroportos e com a redução de custos tecnológicos abrir em outros locais. “Essa aposta marca a entrada do Ame no mundo físico. Com esse sistema, podemos abrir lojas maiores e menores. Estamos testando todas as soluções possíveis. Esse sistema usa uma combinação de visão computacional, inteligência artificial e algoritmos”, disse Guerra.

Rodrigo Madalena

Entusiasta da tecnologia. Há mais de 15 anos aprendendo um pouco mais a cada dia.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários