Google anuncia o lançamento do Android 12 Go.

A Google anunciou nesta semana a versão ‘Go Edition’ do Android 12. Essa versão é mais leve e não inclui todos os recursos e funções presentes na versão padrão do sistema.

Em seu blog, a gigante das buscas afirmou que essa versão em especial é destinada aos celulares com até 2 GB de memória RAM, quantidade insuficiente para rodar o SO padrão e manter aplicativos em segundo plano. De acordo com a empresa, atualmente mais de 200 milhões de pessoas usam o Android Go, número que revela a importância de um software otimizado para celulares mais fracos.

Mais rápido

No Android 12 Go os aplicativos serão iniciados até 30% mais rápido e com animações mais suaves, ou seja, a empresa implementou melhorias na performance do software e manteve o visual e animações características dessa geração do Android.

A empresa ressalta a criação da API SplashScreen para que as desenvolvedoras de aplicativos possam definir uma inicialização “padrão” para a maioria dos apps, com isso garantindo uma interface homogênea na maioria das aplicações.

Menor consumo de bateria

Além das várias melhorias no desempenho, o Android 12 Go Edition também inclui avanços quanto ao consumo de bateria pelo sistema operacional, ganhando nessa versão a capacidade de hibernar aplicativos que não estão sendo usados e reduzir tanto o consumo energético quanto o uso da CPU.

Hibernar apps
Hibernação de apps no Android 12 Go. Crédito reprodução: Google.
Novos recursos

A privacidade da conta, fotos, vídeos e mídias armazenados no telefone é um ponto importante para a Google e recebeu atenção na versão ‘Lite’ do Android. Conforme explica a empresa, a partir do Android 12 Go será possível acessar o modo convidado — seção que limita o acesso ao smartphone — mais facilmente.

Painel de privacidade
Novo painel de privacidade. Crédito reprodução: Google

O controle dos recursos acessados pelos aplicativos instalados no smartphone também foi aprimorado, sendo possível verificar com mais transparência os dados coletados pelos apps, função adicionada na geração anterior e recebeu aprimoramentos neste ano, podendo conferir em tempo real se o microfone ou câmera estão sendo usados.

Outra novidade é o gerenciador de arquivos ‘Files Go’ que estará presente no sistema e permitirá explorar as mídias presentes no armazenamento interno do aparelho e recuperar conteúdos apagados em até 30 dias, função que segundo a desenvolvedora permite “apagar arquivos desnecessários com segurança’.

Disponibilidade

Embora tenha sido anunciada agora, o Android 12 Go deve ser liberado para as fabricantes apenas 2022.

Fontes: Tudocelular, Blog do Google

Rodrigo Madalena

Entusiasta da tecnologia. Há mais de 15 anos aprendendo um pouco mais a cada dia.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários