Ministério da Saúde sofre com novo ataque hacker.

Menos de 72 horas depois de um ataque hacker supostamente roubar 50 TB de dados, o Ministério da Saúde sofreu com um novo incidente nesta segunda-feira (13), segundo informações do site R7.

O ataque de hoje fez com que os funcionários do ministério fossem, inclusive, dispensados do trabalho, já que não era possível acessar as informações nos computadores. O bloqueio aos sistemas impediu que os servidores pudessem atualizar as informações sobre a pandemia e gerar relatório de saúde para os estados, por exemplo.

Ataque do tipo ransomware

Ainda de acordo com o R7, a suspeita é de uma tentativa de ataque de ransomware, em que hackers sequestram os dados do órgão-alvo e pedem pagamento para liberar o acesso. Para evitar o acesso aos dados, os servidores de web tiveram o acesso interrompido pelas equipes de segurança da informação. O ransomware que pode ter afetado o órgão do governo pode ser do tipo “Human-operated ransomware”.

Ataque ransomware Ministério
Em um ataque ransomware, dados são roubados e só devolvidos mediante pagamento.

Segundo um artigo produzido pela Microsoft, esse tipo de ransomware se difere do mais tradicional porque se aproveita do “conhecimento dos invasores humanos sobre as configurações erradas de sistema e segurança comuns para se infiltrem na organização, navegando pela rede corporativa e se adaptando ao ambiente e às suas fraquezas”.

Resposta do Ministério da Saúde

Em nota, a equipe de tecnologia do Ministério informou que está reativando alguns sistemas gradativamente, e em segurança. “O Departamento de Informática do SUS informa que já restabeleceu a rede interna do Ministério da Saúde e o acesso a alguns sistemas como o SEI, porém está reativando a internet de todo o órgão de forma gradativa e segura. Com isso, o restabelecimento total do acesso à internet ocorrerá até o fim desta segunda-feira (13). O DataSUS comunicará após a conclusão da estabilização da internet de todos os sistemas da pasta.”

Fonte: R7, Tecmundo

Rodrigo Madalena

Entusiasta da tecnologia. Há mais de 15 anos aprendendo um pouco mais a cada dia.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários