Twitter é acusado de apoiar Fake News no Brasil.

O Twitter vem sofrendo com acusações de apoiar Fake News no país nas últimas semanas. A hashtag #TwitterApoiaFakeNews ganhou força após usuários reclamarem a falta de uma opção para denunciar notícias falsas veiculadas na rede social.

Entenda a situação

Os usuários que levantaram a hashtag chamam a atenção em relação à ausência de um recurso contra a propagação de desinformação na versão brasileira da rede. A funcionalidade que denuncia posts com informações falsas já é utilizada nos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul desde agosto do ano passado.

O MPF (Ministério Público Federal) deu prazo de dez dias para que o Twitter explique o motivo de a plataforma não ter em seus serviços um recurso que permita que usuários denunciem a divulgação de notícias falsas que envolvem a pandemia de Covid-19. A solicitação ocorreu em um inquérito civil público que está em tramitação no órgão.

Resposta do Twitter

Em comunicado, a rede social informou que tem o objetivo de “não arbitrar a verdade e dar às pessoas que usam o serviço o poder de expor, contrapor e discutir perspectivas”.

“Desde março de 2020, o Twitter possui uma política para tratar informações enganosas sobre Covid-19. Ela não prevê a atuação em todo conteúdo inverídico ou questionável sobre a pandemia, mas em Tweets que possam expor as pessoas a mais risco de contrair ou transmitir a doença.”

twitter
Resposta da rede social. Crédito reprodução: Twitter

A empresa também lamentou os ataques diretos a profissionais da companhia. “Ninguém no Twitter é responsável, sozinho, por nossas decisões, e é lamentável ver pessoas que trabalham na empresa sofrerem cobranças dirigidas como se respondessem pelas medidas isoladamente”.

Fontes: Tecmundo e R7

Rodrigo Madalena

Entusiasta da tecnologia. Há mais de 15 anos aprendendo um pouco mais a cada dia.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários